segunda-feira, 4 de março de 2013

Oposição Norte e Sul

(mapa que representa a divisão Norte x Sul)

     Com a emergência da Nova Ordem Mundial, uma nova oposição surgiu : Norte x Sul. O Norte abrange os países desenvolvidos, enquanto que o Sul representa os países subdesenvolvidos e emergentes. Para demonstrarmos as disparidades entre esses dois grupos, tomemos como exemplo dois países: Mônaco, país europeu (Norte) e Djibouti, país africano (Sul).
     As principais características que distinguem os dois países podem ser observadas em seus respectivos indicadores sociais. O IDH de Mônaco, por exemplo, é de 0,946(alto - 1997), ao contrário de Djibouti ( 0,430 - baixo - 2011). 
     O PIB (Produto Interno Bruto) dos países mais ricos, devido á alta industrialização e economia dinâmica, é maior ( Mônaco - US$5.917 milhões - 2011). Já nos países pobres, a industrialização é tardia, e por isso o PIB é menor.(Djibouti - US$1.283 milhões - 2011).
     Uma característica comum entre os países do Sul, é a falta de recursos como saúde, infra-estrutura e educação para uma parcela considerável da população, fazendo com que a expectativa de vida abaixe ainda mais. Djibouti, possui expectativa de 57,9 anos de vida ao nascer.
     Mônaco, surpreende por ter 100% da população com acesso à água potável e rede de esgoto tratada, por isso sua expectativa de vida é de 82,2 anos. Devemos ressaltar que Mônaco é um país muito pequeno (apenas 2km quadrados de expansão territorial).
     Como consequência da Nova Ordem Mundial, caracterizada por ser multipolar (quando há várias nações que se destacam no cenário mundial),os países mais ricos exercem maior influência sobre os países mais pobres, havendo uma desigualdade social imensa entre esses dois grupos.
    
    
    
Alecssander, Pedro Forti e Ricardo.


Referência Bibliográfica:
Texto:
http://www.ibge.gov.br/paisesat/ . Acesso em 04/03/2013
Nosso conhecimento.
Imagens:

2 comentários:

  1. Esequias Bueno: As disparidades Norte X Sul são imensas, e estão crescendo cada vez mais. Tais diferenças estão evidentes na comparação feita entre o microestado europeu de Mônaco(segundo menor do mundo) e o país africano Djibouti. Tais desníveis tornam-se evidentes em todos os indicadores, como na mortalidade infantil, renda per capita, e porcentagem de alfabetização, sempre demonstrando uma imensa superioridade nos países do norte.
    Infelizmente, uma consequência dos desníveis dos indicadores é o aumento desta oposição. Com o maior desenvolvimento no norte e o lento processo de progressão econômica no sul (em muitos países, dependendo basicamente da agropecuária e extrativismo, não existindo ao menos uma industrialização tardia), o conflito Norte x Sul se acentuará.
    Tal diferença no avanço dos indices fica explicita ao comparar, por exemplo, o PIB de um país do norte com outro do sul em um determinado período de tempo, verificando a taxa de

    ResponderExcluir
  2. Marta Tauane: Esta certo como a Nova Ordem Mundial deixa tais diferenças explicitas com a oposições Norte e Sul no mundo. Diferenças como o IDH e o PIB (particularmente uns dos dois fatores mais presentes e importantes)dentre outras diferenças como os avanços em tecnologia que hoje é um dos instrumentos mais usados no mundo. A comparação de diferença entre Mônaco e Djibouti são evidentes, assim a consequência das oposições iram avançando inumerosamente no mundo. No norte, o desenvolvimento de tecnologia (beneficio mais usado hoje)avança muito com um piscar de olhos, no sul esse desenvolvimento despenca para muito baixo.
    As diferenças são muitas, os conflitos talvez um dia poderá acabar, mais sim, demorará muito.

    ResponderExcluir