segunda-feira, 4 de março de 2013

Oposição Norte e Sul

(mapa que representa a divisão Norte x Sul)

     Com a emergência da Nova Ordem Mundial, uma nova oposição surgiu : Norte x Sul. O Norte abrange os países desenvolvidos, enquanto que o Sul representa os países subdesenvolvidos e emergentes. Para demonstrarmos as disparidades entre esses dois grupos, tomemos como exemplo dois países: Mônaco, país europeu (Norte) e Djibouti, país africano (Sul).
     As principais características que distinguem os dois países podem ser observadas em seus respectivos indicadores sociais. O IDH de Mônaco, por exemplo, é de 0,946(alto - 1997), ao contrário de Djibouti ( 0,430 - baixo - 2011). 
     O PIB (Produto Interno Bruto) dos países mais ricos, devido á alta industrialização e economia dinâmica, é maior ( Mônaco - US$5.917 milhões - 2011). Já nos países pobres, a industrialização é tardia, e por isso o PIB é menor.(Djibouti - US$1.283 milhões - 2011).
     Uma característica comum entre os países do Sul, é a falta de recursos como saúde, infra-estrutura e educação para uma parcela considerável da população, fazendo com que a expectativa de vida abaixe ainda mais. Djibouti, possui expectativa de 57,9 anos de vida ao nascer.
     Mônaco, surpreende por ter 100% da população com acesso à água potável e rede de esgoto tratada, por isso sua expectativa de vida é de 82,2 anos. Devemos ressaltar que Mônaco é um país muito pequeno (apenas 2km quadrados de expansão territorial).
     Como consequência da Nova Ordem Mundial, caracterizada por ser multipolar (quando há várias nações que se destacam no cenário mundial),os países mais ricos exercem maior influência sobre os países mais pobres, havendo uma desigualdade social imensa entre esses dois grupos.
    
    
    
Alecssander, Pedro Forti e Ricardo.


Referência Bibliográfica:
Texto:
http://www.ibge.gov.br/paisesat/ . Acesso em 04/03/2013
Nosso conhecimento.
Imagens: